O GPP disponibilizou o boletim de evolução dos preços dos produtos agroalimentares referente ao período de 07-10-2024 a 03-11-2024.
Apresenta informação referente aos preços médios, variações e tendência de evolução por setor ao nível da produção e do consumo, para os produtos representativos analisados na plataforma do Observatório.
Aviso (extrato) n.º 25661/2024/2 - Procedimento concursal comum para recrutamento de um posto de trabalho na carreira e categoria de técnico superior, para o exercício de funções na Divisão de Relações Internacionais.
Encontra-se a decorrrer o processo para recrutamento de sete (7) postos de trabalho na carreira e categoria de técnico superior, no mapa de pessoal do Gabinete de Planeamento, Políticas e Administração Geral (GPP), na modalidade de contrato de trabalho em funções públicas por tempo indeterminado - Aviso (extrato) n.º 19329/2024/2, destinado a candidatos com ou sem vínculo de emprego público, para o exercício de funções na Direção de Serviços de Assuntos Europeus e Relações Internacionais, Direção de Serviços de Comunicação e Informática, Direção de Serviços de Estatística e Direção de Serviços de Programação e Politicas.
De 16 a 24 de novembro decorre a Semana Europeia da Prevenção de Resíduos (EWWR), dedicada este ano à prevenção do Desperdício Alimentar.
A EWWR nasceu em 2009 como um projeto LIFE+ financiado pela União Europeia. Atualmente, o projeto é financiado e coordenado por um Comité Diretor composto por vários membros. Esta iniciativa promove ações de sensibilização sobre a gestão sustentável de recursos e resíduos, focando-se nos princípios dos 3R's: Reduzir o consumo, Reutilizar produtos e Reciclar resíduos. Com o tema da prevenção do Desperdício Alimentar, a realização da iniciativa integra um conjunto de ações que destacam a importância da intervenção nesta área, quando na União Europeia se desperdiçam cerca de 59 milhões de toneladas de alimentos, afetando toda a cadeia de abastecimento alimentar.
Em 2022, foram desperdiçados em Portugal 1,93 milhões de toneladas de alimentos, sendo que cada habitante desperdiçou 184 kg de alimentos. Continua a ser no consumidor que é gerada a maior proporção do desperdício alimentar, embora proporcionalmente tenha existido uma ligeira redução no peso deste segmento em matéria de desperdício. Aceda aos dados do desperdício alimentar através do Portal do INE.
No âmbito da Semana Europeia da Prevenção dos Resídios 2024 é promovido em Portugal um conjunto de iniciativas, de que se destaca a Conferência Eco, no dia 21 de novembro de 2024, das 09:30 às 13:00, no Auditório do Edifício Cruzeiro - Estoril. A Conferência tem por objetivo debater o tema do desperdício alimentar, o combate ao desperdício na escala urbana e o desafio da prevenção da cadeia de valor dos resíduos (Programa do evento). O GPP, na qualidade de Coordenador da Comissão Nacional de Combate ao Desperdício Alimentar, participará no 2º Painel do evento, em formato de Mesa-Redonda, dedicado ao tema “Desperdício Alimentar”.
Descubra mais ações/iniciativas que serão levadas a cabo no âmbito da EWWR 2024.
A Comissão Europeia disponibilizou a 11 novembro de 2024, o Observatório Europeu do mercado do azeite e da azeitona de mesa, visando promover a transparência e a cooperação no setor olivícola.
O Observaório recolhe e avalia informação estatística de mercado, disponibilizando dados e análisese de curto prazo, referentes à produção, consumo e preços do azeite e da azeitona de mesa no mercado europeu e também no comércio internacional.
A plataforma do Observatório, que divulgará regularmente informação de mercado, reflete a importância do setor olivícola no mercado agroalimentar, favorecendo o debate entre produtores, distribuidores e outros intervenientes na cadeia de abastecimento. Reflete ainda o empenho da União Europeia em robustecer a produção da azeitona e de azeite no panorama agrícola europeu.
A Comissão Europeia (CE) lançou a 8 de outubro de 2024, o convite à apresentação de propostas para o desenvolvimento de ações de informação sobre a Política Agrícola Comum (PAC) para 2025.
Através desta iniciativa, são cofinanciados projetos que sensibilizem e informem os cidadãos, agricultores e não agricultores sobre os objetivos da PAC e promovam o seu papel relevante na salvaguarda de um modelo agrícola competitivo e sustentável a nível económico, social e ambiental.
As ações propostas devem centrar-se no papel que a PAC e os Planos Estratégicos Nacionais desempenham no apoio ao setor agrícola e às zonas rurais da UE, procurando garantir um rendimento justo para os agricultores, garantir a segurança alimentar, incentivar a renovação geracional e reforçar a transição para sistemas de produção mais sustentáveis.
O Gabinete de Planeamento, Políticas e Administração Geral (GPP) tem como um dos seus objetivos estratégicos o desenvolvimento de análises e metodologias de apoio à decisão política.
Neste âmbito, o GPP produz e disponibiliza com regularidade mensal, a análise dos dados divulgados pelo INE relativos ao Comércio Internacional de bens dos setores agroalimentar, da silvicultura e da indústria florestal e da pesca e aquicultura.
Os dados são apresentados segundo: as Contas Nacionais (CN) por ramos de atividade, a mesma nomenclatura utilizada para o apuramento de outras variáveis setoriais como o VAB, o rendimento ou a Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF); a Classificação por Grandes Categorias Económicas (CGCE), utilizada e destacada nas estimativas rápidas do INE para efeitos de comércio internacional; a Nomenclatura Combinada (NC), que permite uma desagregação destes dados por produto.
O Gabinete de Planeamento, Políticas e Administração Geral (GPP) alarga a presença nas redes sociais, disponibilizando páginas institucionais no LinkedIn e Facebook.
Com base numa abordagem multicanal e aproveitamento dos recursos destas plataformas, e também do canal no YouTube, o GPP reforça a divulgação da informação, produtos e serviços que disponibiliza. A comunicação junto dos grupos-alvo será mais próxima e as áreas de intervenção do GPP terão maior visibilidade.
O compromisso do GPP com a inovação é agora reforçado com uma comunicação digital mais interativa, focada na partilha do conhecimento das políticas públicas e promotora de maior envolvimento interinstitucional.