15/07/2022
Considerando as previsões meterológicas que evidenciam condições extremamente gravosas do risco de incêndio rural e a necessidade de manter as medidas preventivas, foi prorrogada a Declaração da Situação de Contingência em todo o território do Continente até às 23h59 de 17 de julho de 2022.
A situação de contigência resulta da elevação do Estado de Alerta Especial da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) em função do agravamento das previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), com grande parte do território continental nos níveis Elevado, Muito Elevado e Máximo de risco de incêndio. Implica o imediato acionamento de todos os planos de emergência e proteção civil nos diferentes níveis territoriais e a mobilização de todos os meios disponíveis.
Nos termos da Lei de Bases da Proteção Civil, todos os cidadãos e entidades privadas estão obrigados, no território continental, a prestar às autoridades de proteção civil a colaboração pessoal que lhes for requerida, respeitando as ordens, orientações e solicitações que lhes sejam dirigidas, correspondendo a recusa do seu cumprimento ao crime de desobediência.
Despacho n.º 8726-A/2022 - Prorrogação da Declaração da situação de contingência até às 23h59 de 17 de julho de 2022.
A população é chamada a ajudar a manter o país verde.
Todos devem respeitar, cuidar, proteger, cumprir e colaborar… POR SI. POR TODOS
Em caso de incêndio ligar 112 e seguir as recomendações das autoridades.
Mais informações: Tel.: 211 389 320/808 200 520 | Página Portugal Chama | Vídeo “Comportamentos de risco”