19/08/2022
Declarada situação de alerta entre os dias 21 e 23 de agosto devido ao risco de incêndios, para todo o território continental.
Esta declaração tem por base a previsão de agravamento das condições meteorológicas, com o pico de calor para próximos dias, que poderá alcançar temperaturas na ordem, ou superiores, a 40º; os ventos que poderão variar entre os 40 e os 60 km/hora; a manutenção de seca severa e extrema em grande parte do território nacional e os incêndios, causados pelo uso do fogo e por razões acidentais.
Durante este período haverá limitações quanto ao uso do fogo, ao uso de máquinas, nos trabalhos agrícolas e no acesso aos espaços florestais.
A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) foi ainda autorizada a reforçar o combate aos incêndios com a contratação de mais 500 bombeiros e o reforço do patrulhamento dissuasor, por 25 patrulhas das Forças Armadas, que reforçarão os meios já no terreno em todo o País.
A situação terá reavaliação na próxima segunda-feira, ao fim do dia, para apreciação da necessidade de manutenção e/ou alteração da situação de alerta.
saiba mais no Portal do Governo | Atualização
A população é chamada a ajudar a manter o país verde.
Todos devem respeitar, cuidar, proteger, cumprir e colaborar… POR SI. POR TODOS
Em caso de incêndio ligar 112 e seguir as recomendações das autoridades.
Mais informações: Tel.: 211 389 320/808 200 520 | Página Portugal Chama | Vídeo “Comportamentos de risco”