16.ª Reunião Comissão Permanente da Seca - Resultados

30/08/2023

No dia 25 de agosto de 2023 realizou-se a décima sexta reunião da Comissão Permanente da Seca, onde foi avaliado o ponto de situação meteorológico, hidrológico, abastecimento público e agrícola, bem como a implementação das medidas em vigor e da necessidade de definição de medidas complementares para fazer frente à situação de seca que se verifica no ano hidrológico em curso.

Atualmente, 19,3% do território do Continente está em seca severa e 27,1% em seca extrema, verificando-se um aumento da área em seca extrema na região Sul, sendo de realçar os distritos de Setúbal, Évora, Beja e Faro.

Das 65 albufeiras hidroagrícolas monitorizadas semanalmente: 8 estão com  armazenamento limitante à campanha de rega e 5 têm planos de contingência para situações de seca ativos. Nas regiões Norte, Centro e Lisboa e Vale do Tejo está assegurada a totalidade da atual campanha de rega.

Confirmaram-se as previsões como a pior campanha de sempre para todas as espécies cerealíferas, resultado dos decréscimos de área e de produtividade.

Documento de apoio à 16ª reunião

Apresentação

 

Para informações adicionais, no âmbito da monitorização da seca, aceda aqui

Contactos

Email: geral@gpp.pt

Telefone: (+351) 213 234 600

Encarregado Proteção Dados:
encarregado.protecao.dados@gpp.pt

Data de atualização

22-02-2024

 17 Digital PT 4C H FC AA

 

logoGPP final

 

w3cvalidhtml5png

Copyright © 2018 GPP. All rights reserved.

Pesquisar