Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola assina Carta de Lisboa

A “Carta de Lisboa pelo Fortalecimento da Agricultura Familiar”, foi assinada a 15 outubro em Roma, pelo Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA).

Com esta assinatura fica concluído o processo de assinatura do documento, um compromisso que envolve também os governos dos países da CPLP, os Mecanismos de Participação no Conselho de Segurança Alimentar da CPLP, a CPLP e a FAO – Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura na concretização de uma estratégia comum para acabar com a fome no espaço lusófono.

De acordo com o Sr. Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural "a Carta de Lisboa é um passo muito importante para a concretização dos objetivos que já vêm traçados do passado, no sentido de ir tão longe quanto possível no grande objetivo de combater a fome e a denutrição e promover a pequena agricultura familiar".

O documento foi assinado, em fevereiro, durante a Reunião de Alto Nível que concentrou em Lisboa os representantes de 17 milhões de agricultores familiares e de 500 organizações da sociedade civil, para além dos representantes do setor agroindustrial, do ensino superior e das entidades ligadas à investigação. Marcaram igualmente presença delegações dos países da CPLP e de diversas instituições, das quais se destacam o FIDA e a FAO. Esta iniciativa do Governo português teve como objetivo principal, reconhecer a importância da Agricultura Familiar e reforçar o compromisso dos Estados-membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) com a implementação de políticas públicas e de estratégias tendentes a discriminar positivamente os agricultores. 

O Estatuto da Agricultura Familiar, adotado em Portugal, foi aprovado pelo Governo a 7 de junho.

 

Contactos

Email: geral@gpp.pt

Telefone: (+351) 213 234 600

Encarregado Proteção Dados:
encarregado.protecao.dados@gpp.pt

Data de atualização

28-03-2024

 17 Digital PT 4C H FC AA

 

logoGPP final

 

w3cvalidhtml5png

Copyright © 2018 GPP. All rights reserved.

Pesquisar