Ministra da Agricultura inaugura Feira Digital do Queijo DOP

A Ministra da Agricultura, Maria do Céu Albuquerque, inaugurou a primeira Feira Digital do Queijo DOP, em Oliveira do Hospital, um projeto integrado na iniciativa "Região de Coimbra – Região Europeia da Gastronomia 2021”.

Após ter visitado uma exploração de leite, em Castelo Branco, e uma queijaria, em Oliveira do Hospital, por forma a acompanhar o escoamento destes produtos, Maria do Céu Albuquerque esteve na sede do Município de Oliveira do Hospital para lançar aquela que é a primeira Feira Digital no âmbito do setor da Agricultura.

Esta iniciativa pioneira para a promoção da atividade destes negócios, pretende apoiar os pequenos produtores de queijo DOP e conta com produtores de vários municípios das Comunidades Intermunicipais da Região de Coimbra e das Beiras e Serra da Estrela, que terão disponíveis Queijo Serra da Estrela DOP e o Queijo Rabaçal DOP.

A montra digital pretende ser um facilitador da transação entre o produtor e o consumidor, um meio de suavizar a quebra de vendas sentidas como um dos efeitos negativos do confinamento domiciliário e medidas de mitigação de contágio pelo novo coronavírus.

A titular da pasta da Agricultura destacou as diversas dificuldades enfrentadas pelo setor, decorrentes designadamente, de novos padrões de consumo, do encerramento da restauração e da mudança também registada na dinâmica internacional. Dificuldades que, conforme esclareceu, estão a ser acompanhadas e monitorizadas pelo Ministério para que, a todo o momento, possam ser desenvolvidas novas medidas. Enaltecendo ainda a parceria que tornou possível este projeto e, lembrando a Agenda de Inovação que está a ser desenvolvida pelo Ministério, referiu que, “perante este desafio que enfrentamos, nunca a inovação fez tanto sentido.

O Ministério da Agricultura e a CIM Região de Coimbra frisam que este é “um momento pioneiro em Portugal, que, num contexto desafiante como aquele que vivemos, coloca a inovação ao serviço do setor e do país. Por isso, já sabe: visite esta Feira que alia tecnologia e tradição, encomende o seu Queijo DOP e alimente quem o alimenta”.

A Feira Digital do Queijo DOP arrancou a 11 de abril e decorrerá até ao final do mês, sendo um projeto da Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Coimbra, com o apoio dos CTT – Correios de Portugal e do marketplace Dott.

feiraqdop

Contactos

Email: geral@gpp.pt

Telefone: (+351) 213 234 600

Encarregado Proteção Dados:
encarregado.protecao.dados@gpp.pt

Data de atualização

18-04-2024

logotipo República Portguesa - Agricultura e Pescas

logoGPP final

 

w3cvalidhtml5png

Copyright © 2018 GPP. All rights reserved.

Pesquisar