Sistema Agro-silvo-pastoril do Barroso aprovado como Sistema Importante do Património Agrícola Mundial

 Barroso

Sistema Agro-silvo-pastoril do Barroso

O Sistema Agro-silvo-pastoril do Barroso foi aprovado como um Sistema Importante do Património Agrícola Mundial (GIAHS), realizando-se em 19 de abril de 2018, em Roma, a sessão solene de atribuição do respetivo certificado pelo Diretor Geral da FAO, Graziano Silva.

O GIAHS é um processo promovido pela FAO que visa identificar e certificar, em todo o mundo, os sistemas de agricultura tradicional que, pelas suas características notáveis do ponto de vista da sua diversidade, saber tradicional, biodiversidade, paisagem, modelo socioeconómico e resiliência face às alterações humanas, climáticas e ambientais, possa contribuir para melhorar a gestão dos agro-sistemas modernos.

O Sistema Agro-silvo-pastoril do Barroso abrange os concelhos de Boticas e Montalegre. A Associação de Desenvolvimento da Região do Alto Tâmega (ADRAT), com o patrocínio do MAFDR e em parceria com as respetivas Câmaras Municipais, Universidades do Minho e de Trás-os-Montes, Organizações e Associações de produtores agrícolas, profissionais do setor e cidadãos da região, e com o apoio da Representação da FAO em Portugal e junto da CPLP, desenvolveu o processo de candidatura que foi entregue à FAO em agosto de 2017.

O Sistema Agro-silvo-pastoril do Barroso é o primeiro a ser aprovado em Portugal e dos primeiros a ser aprovado na Europa.

Contactos

Email: geral@gpp.pt

Telefone: (+351) 213 234 600

Encarregado Proteção Dados:
encarregado.protecao.dados@gpp.pt

Data de atualização

28-03-2024

 17 Digital PT 4C H FC AA

 

logoGPP final

 

w3cvalidhtml5png

Copyright © 2018 GPP. All rights reserved.

Pesquisar