07/07/2022
No âmbito do regime semestral rotativo em que a Presidência do Conselho da União Europeia (UE) é liderada por um Estado-Membro diferente, a República Checa assumiu essa responsabilidade desde 1 de julho até 31 de dezembro de 2022.
Sob o lema "A Europa como missão: repensar, reconstruir, revitalizar", as cinco áreas prioritárias da Presidência Checa incidem sobre:
- Gestão da crise dos refugiados e a reconstrução da Ucrânia no pós-guerra
- Segurança energética
- Reforço das capacidades de defesa europeias e da cibersegurança
- Resiliência estratégica da economia europeia
- Resiliência das instituições democráticas
No âmbito das prioridades estabelecidas para a Agricultura, destaque para a garantia da segurança alimentar e redução da utilização de pesticidas na UE. Ainda no que respeita ao setor agroalimentar, a agenda da Presidência checa pretende intervir nos seguintes eixos essenciais:
- Regras para a produção agrícola e alimentar sustentável
- Proteção da natureza e do solo
- Questões veterinárias (saúde e bem-estar animal)
- Questões comerciais
Os objetivos previstos decorrem do programa acordado pelo trio de cooperação dos três Estados-Membros que exercem a Presidência consecutivamente [a passada (França), a presente (República Checa) e a futura (Suécia)]. A Presidência Checa dará continuidade de resposta aos atuais desafios geopolíticos, económicos e sociais sobretudo decorrentes da invasão russa à Ucrânia e da pandemia COVID-19.
Ver mais informação | Página da Presidência Checa | Programa da Presidência Checa