Peritos a nível mundial debatem em Portugal iniciativas para aumentar a resiliência do setor olivícola

04/10/2022

O Conselho Olivícola Internacional (COI) realizou um workshop internacional sobre iniciativas para aumentar a resiliência do sector olivícola. A iniciativa decorreu de 27 a 30 de setembro de 2022 em Évora e em Lisboa, contando com a participação de peritos do setor de diversos países a nível mundial, com a presença do Diretor Executivo Adjunto do COI, Jaime Lillo.
A sessão de encerramento realizada no Gabinete de Planeamento, Políticas e Administração Geral (GPP) em Lisboa, contou com a intervenção da Ministra da Agricultura e Alimentação, Maria do Céu Antunes, que salientou esta reflexão ser essencial para o desenvolvimento sustentável e responsável da olivicultura, constituindo o COI um fórum muito importante para o debate das questões que se colocam na produção olivícola a nível mundial.

Tendo como objetivo uma visão geral sobre temas relacionados com a sustentabilidade da cadeia de valor do azeite e da azeitona de mesa, reuniu os coordenadores dos principais projetos atualmente em curso relacionados com a sustentabilidade e a resiliência dos sistemas de produção da azeitona, permitindo:

  • Reconhecer os progressos, metodologias e resultados dos diferentes projetos;
  • Proporcionar oportunidades às partes interessadas para trabalharem em rede e partilharem experiências;
  • Criar novos consórcios, com o apoio do COI, para desenvolver novos projetos de investigação e estratégias de investigação e desenvolvimento;
  • Coordenar e acompanhar a resiliência e sustentabilidade da azeitona.

Durante este workshop, foi sublinhada a sustentabilidade dos olivais e a necessidade de a comunicar. A importância do setor olivícola como sumidouro de carbono deve também ser divulgada e estudada com mais detalhe.
A importância de ter projetos de investigação centrados no utilizador final, com informação quantitativa sobre todos os processos, centrados não só na sobrevivência da árvore face a alterações climáticas, mas também na sua produtividade, tanto em quantidade como em qualidade, foi também salientada.
Foi dada ênfase à necessidade de divulgação dos resultados, através de orientação de campo ensinando às novas gerações a utilização de novas tecnologias e técnicas, juntamente com uma gestão agrícola que vise a melhoria do negócio.

O COI é uma organização intergovernamental internacional, que constitui um Pólo de conhecimento, impulsionador de projetos internacionais, de investigação, sendo um elemento de interligação entre os intervenientes do setor, a comunidade científica e os decisores, salientando-se o seu papel ativo e importante para aumentar a resiliência do setor olivícola.

 

Contactos

Email: geral@gpp.pt

Telefone: (+351) 213 234 600

Encarregado Proteção Dados:
encarregado.protecao.dados@gpp.pt

Data de atualização

18-04-2024

logotipo República Portguesa - Agricultura e Pescas

logoGPP final

 

w3cvalidhtml5png

Copyright © 2018 GPP. All rights reserved.

Pesquisar