#EUandME - CE lança iniciativa de apoio aos jovens

EUandME

 

A #EUandME é uma iniciativa da Comissão Europeia destinada a sensibilizar os jovens (17-35 anos) sobre os contributos tangíveis da União Europeia (UE) para as suas vidas, tais como o direito a viver ou trabalhar noutro Estado‑Membro ou a garantir a ligação à Internet em casa. O objetivo é tornar a UE mais acessível aos jovens, ajudando-os a descobrir todos os valores e concretizações da UE que tornam a vida quotidiana mais segura, mais fácil e mais próspera.

Muitos jovens desconhecem o contributo da UE para a sua vida quotidiana. Para colmatar este défice de conhecimento, a Comissão Europeia lançou a primeira iniciativa de sensibilização e informação destinada a este grupo-alvo e sobre estes temas, fornecendo factos concretos sobre aquilo que a UE oferece aos jovens, desde os aventureiros que sonham em fazer voluntariado, amantes da cultura, ou empreendedores que procuram apoio. O objetivo é tornar a Europa mais acessível aos millennials, ajudando-os a compreender o papel desempenhado pela UE nas suas vidas e a descobrir tudo aquilo a que têm direito por viverem num Estado-Membro da União Europeia.

A #EUandME é lançada em todos os Estados Membros da UE em maio de 2018 em vários meios de comunicação, dando início a um importante diálogo com os jovens sobre as vantagens e o futuro da UE.

A iniciativa está estruturada em cinco temas de capacitação, correspondentes aos interesses dos jovens cidadãos europeus: a mobilidade, o digital, as competências e os negócios, a sustentabilidade e os direitos.

Pode encontrar mais informação sobre esta iniciativa no webite #EUandME

 

Tem como ponto de partida um repto lançado pela Comissão a cinco realizadores europeus para mostrarem aos jovens a forma como a UE influencia positivamente as suas vidas. Neste âmbito, foram produzidas cinco curtas-metragens acompanhadas dos respetivos trailers e making of, já disponíveis aqui.

Cada filme pretende apresentar um dos temas da campanha, contando a história de diferentes europeus que seguem as suas paixões com a ajuda da UE. Este conjunto de histórias inspiradoras, informações úteis e factos fascinantes, propõe uma viagem de descoberta, demonstrando o valor tangível da UE. Oferecerá também informação clara sobre o contributo da UE na vida do jovem europeu, tal como garantir a ligação à Internet em casa, utilizar serviços de cuidados de saúde públicos quando viaja e o direito a viver numa sociedade que protege os animais e o ambiente para as gerações futuras.

Estes filmes e os outros conteúdos podem ser partilhados livremente nas redes sociais (com a hashtag #EUandME), em eventos e, em geral, sempre que se considerar adequado.

 

FUTURAS INICIATIVAS:

Concurso de Jovens Realizadores - No outono de 2018, no âmbito da #EUandME, a UE oferecerá a jovens cineastas a oportunidade de contarem uma história sobre o contributo da UE para a vida dos jovens, associada a um dos cinco temas da campanha. Os vencedores poderão realizar o seu próprio filme tendo como mentores realizadores europeus de renome e premiados.

Ao longo da campanha, o website #EUandME será atualizado com as histórias de diferentes jovens europeus cujas vidas foram influenciadas pela UE. Poderá ler as suas histórias e ver os vídeos que descrevem as suas aventuras inspiradoras, todas possíveis com o apoio da UE.

 

Conheça aqui as VANTAGENS de participar nesta iniciativa (pdf)

Contactos: Representação da Comissão Europeia em Portugal

Contactos

Email: geral@gpp.pt

Telefone: (+351) 213 234 600

Encarregado Proteção Dados:
encarregado.protecao.dados@gpp.pt

Data de atualização

27-03-2024

 17 Digital PT 4C H FC AA

 

logoGPP final

 

w3cvalidhtml5png

Copyright © 2018 GPP. All rights reserved.

Pesquisar