Dia Nacional das Conservas de Peixe | 15 de novembro de 2023

15/11/2023

O Dia Nacional das Conservas de Peixe foi instituído pela resolução da Assembleia da República n.º 88/2022, de 26 de dezembro, de forma a reconhecer o valor da indústria de conservas de peixe portuguesas, como parte integrante de uma alimentação saudável e equilibrada e um exemplo de tradição e excelência do setor na indústria e da qualidade ímpar do peixe da nossa costa. Pretende-se ainda sensibilizar para a importância dos produtos da pesca e da aquicultura sustentáveis e do seu contributo para a economia e o desenvolvimento nacionais.

A efeméride é assinalada, pela primeira vez, no dia 15 de novembro, data da primeira distinção entregue a uma conserveira de peixe portuguesa no encerramento da Exposição Universal de Paris de 1855.

A modernização do setor, o crescimento das exportações (70 % da produção nacional das 16 fábricas em atividade, destina-se aos mercados externos) e a ação desenvolvida pela ANICP (Associação Nacional dos Industriais de Conservas de Peixe), possibilitaram a afirmação da indústria conserveira.
Atualmente a indústria conserveira garante 3.500 empregos diretos, 90 % dos quais postos de trabalho ocupados por mulheres. Foram produzidas em Portugal em 2022 cerca de 57 milhões de toneladas de preparações e conservas de peixes, correspondendo a um valor de vendas de 370 milhões de euros. Em 2022, as exportações de conservas são líderes na fileira do pescado, com 282 milhões de euros, registando o maior acréscimo, face a 2021, e assumindo um peso de 21,4% do total das exportações de produtos da pesca ou relacionados com esta.

As conservas de peixe comercializadas, constituídas por 32 espécies e 800 referências, são ricas em ómega 3, constituindo uma fonte de gorduras saudáveis e proteínas, para além de vitaminas e minerais essenciais. São também um exemplo de sustentabilidade, uma vez que não há qualquer desperdício na sua utilização.

Reveja a campanha Vamos Conservar o que é nosso, cofinanciada pelo Mar 2020, com o objetivo de dar a conhecer aos consumidores a diversidade de produtos das conservas portuguesas e reforçar a perceção de que as conservas portuguesas são diferenciadas, competitivas, sustentáveis e um bom exemplo do que melhor se faz no nosso país.

Contactos

Email: geral@gpp.pt

Telefone: (+351) 213 234 600

Encarregado Proteção Dados:
encarregado.protecao.dados@gpp.pt

Data de atualização

25-06-2024

logotipo República Portguesa - Agricultura e Pescas

logoGPP final

 

w3cvalidhtml5png

Copyright © 2018 GPP. All rights reserved.

Pesquisar