Dia Mundial do Solo | 5 de dezembro

A Assembleia Geral das Nações Unidas de 20 de dezembro de 2013, aprovou a Resolução n.º 68/232 que estabeleceu o dia 5 de dezembro como Dia Mundial do Solo.

Esta data comemorativa assinala o reconhecimento da importância do solo para a humanidade, constituindo o Dia Mundial do Solo uma oportunidade única para refletir e consciencializar a população em geral para relevância deste recurso natural.

Os solos são fundamentais para a sustentação da vida na Terra, pois constituem a base para o desenvolvimento agrícola, para as funções dos ecossistemas essenciais e segurança alimentar, reconhecendo-se particularmente o seu contributo para o crescimento económico, a biodiversidade, a agricultura sustentável e combate às alterações climáticas. Assume nesse sentido relevância, a necessidade de aumentar a consciencialização e promoção da sustentabilidade dos recursos limitados de solo, utilizando a melhor informação científica disponível e tomar como base todas as dimensões do desenvolvimento sustentável.

O Dia Mundial do Solo contribui também para a sensibilização para a desertificação, a degradação dos solos e a seca, de acordo com o objetivo da Convenção das Nações Unidas de Combate à Desertificação nos Países com graves seca e/ou desertificação

Estão previstas algumas iniciativas associadas à comemoração desta data, tendo por objetivo o debate sobre os desafios que se colocam ao nível da conservação deste recurso:

Seminário “Sustentabilidade – Desafios e Perspetivas

- Dia Mundial do Solo 2018 | Evento FAO  “Be the solution to soil pollution” (Livestreaming – 13h00  Rome time)

Como você pode ser a solução para a poluição do solo (vídeo promocional da FAO - versão curta)

- 5 razões pelas quais precisamos valorizar o solo (video FAO)

- Portal do Solo (FAO)

Contactos

Email: geral@gpp.pt

Telefone: (+351) 213 234 600

Encarregado Proteção Dados:
encarregado.protecao.dados@gpp.pt

Data de atualização

18-04-2024

logotipo República Portguesa - Agricultura e Pescas

logoGPP final

 

w3cvalidhtml5png

Copyright © 2018 GPP. All rights reserved.

Pesquisar