A Assembleia Geral das Nações Unidas de 20 de dezembro de 2013, aprovou a Resolução n.º 68/232 que estabeleceu o dia 5 de dezembro como Dia Mundial do Solo.
Esta data comemorativa assinala o reconhecimento da importância do solo para a humanidade, constituindo o Dia Mundial do Solo uma oportunidade única para refletir e consciencializar a população em geral para relevância deste recurso natural.
Os solos são fundamentais para a sustentação da vida na Terra, pois constituem a base para o desenvolvimento agrícola, para as funções dos ecossistemas essenciais e segurança alimentar, reconhecendo-se particularmente o seu contributo para o crescimento económico, a biodiversidade, a agricultura sustentável e combate às alterações climáticas. Assume nesse sentido relevância, a necessidade de aumentar a consciencialização e promoção da sustentabilidade dos recursos limitados de solo, utilizando a melhor informação científica disponível e tomar como base todas as dimensões do desenvolvimento sustentável.
O Dia Mundial do Solo contribui também para a sensibilização para a desertificação, a degradação dos solos e a seca, de acordo com o objetivo da Convenção das Nações Unidas de Combate à Desertificação nos Países com graves seca e/ou desertificação
Estão previstas algumas iniciativas associadas à comemoração desta data, tendo por objetivo o debate sobre os desafios que se colocam ao nível da conservação deste recurso:
- Seminário “Sustentabilidade – Desafios e Perspetivas”
- Dia Mundial do Solo 2018 | Evento FAO “Be the solution to soil pollution” (Livestreaming – 13h00 Rome time)
- Como você pode ser a solução para a poluição do solo (vídeo promocional da FAO - versão curta)
- 5 razões pelas quais precisamos valorizar o solo (video FAO)