Dia Mundial da Pesca | 21 de novembro

Celebra-se o Dia Mundial da Pesca a 21 de novembro, desde 1998, tendo por objetivo destacar a importância deste setor para a economia e desenvolvimento dos países, especialmente para as comunidades que dependem desta atividade, e alertar para as adversidades a que os pescadores estão sujeitos.

No evento deste ano, a Organização para a Alimentação e Agricultura das Nações Unidas (FAO) coloca a ênfase no papel dos portos de pesca e na forma como os estes podem contribuir para garantir a sustentabilidade social do setor.

 diamundialdapesca2023 evento

 

Segundo o relatório Sofia 2022, da FAO, os alimentos provenientes do meio aquático contribuem de forma expressiva para a segurança alimentar e a nutrição, sendo crescente o consumo global destes alimentos, atingindo, nos dias de hoje, 20,2 kg per capita. De acordo com a Marine Stewardship Council (MSC), estima-se que em Portugal, este número é significativamente maior, com dados de 2020 a indicar que, em média, cada indivíduo consumiu 59,9 kg de peixe. Estes números demonstram que a população mundial reconhece os benefícios de consumir pescado, podendo no entanto o seu abastecimento estar comprometido se não for proveniente de uma fonte sustentável.

A FAO instituiu em 1995 o Código de Conduta da Pesca Responsável. O Código incentiva o uso responsável dos recursos aquáticos e a conservação dos habitats, para promover a contribuição do setor para a segurança alimentar, a redução da pobreza e o bem-estar humano, sendo fundamental para cumprir o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável, ODS 14, referente à proteção da vida marinha.

De acordo com as Estatísticas da Pesca – 2022, do Instituto Nacional de Estatística (INE), em 2022 estavam licenciadas 3 875 embarcações, tendo sido capturadas pela frota portuguesa 165 801 toneladas de pescado. O valor da produção da Pesca e Aquicultura em 2021, representava cerca de 752 milhões de euros.

No período de janeiro a setembro de 2023, a Pesca foi um dos ramos que verificou um maior crescimento nas exportações (+7,7%) tendo-se registado uma descida das importações (-2,5%). Em relação ao período homólogo de 2022, verificou-se um aumento da exportação de produtos da pesca ou relacionados com a atividade (+4,3%; +42,8 milhões de euros).

 

Links úteis:

Organização para a Alimentação e Agricultura das Nações Unidas (FAO)

Estatísticas da Pesca e Aquicultura – Anuário 2020

Boletim Mensal da Agricultura e Pescas - Outubro de 2023

Calendário de peixe e companhia: os melhores meses para consumir cada espécie

Contactos

Email: geral@gpp.pt

Telefone: (+351) 213 234 600

Encarregado Proteção Dados:
encarregado.protecao.dados@gpp.pt

Data de atualização

22-02-2024

 17 Digital PT 4C H FC AA

 

logoGPP final

 

w3cvalidhtml5png

Copyright © 2018 GPP. All rights reserved.

Pesquisar