26/11/2024
O Dia Mundial da Oliveira é assinalado anualmente a 26 de novembro, com o objetivo de valorizar o contributo da Oliveira para o desenvolvimento económico e social, preservação dos recursos naturais e sustentabilidade ambiental.
A efeméride foi instituída pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization - UNESCO) em 2019 no âmbito da 40.ª Conferência Geral, como uma forma de sensibilizar para a proteção da Oliveira tendo em conta o seu importante contributo ao nível da biodiversidade e alimentação saudável.
Portugal é uma referência mundial na olivicultura, sendo a fileira oleícola estratégica na política agrícola e na economia portuguesas. De acordo com os dados mais recentes do Instituto Nacional de Estatística (INE) área de Olival em Portugal é atualmente de 380 880 ha, sendo o Alentejo (203 972 ha) a região com maior predominância, seguido de Trás-os-Montes (81 633 ha) e Beira Interior (47 222 ha).
A nível internacional, esta área correspondia, em 2022, a cerca de 11 milhões ha, de acordo com informação disponibilizada pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (Food and Agriculture Organization of the United Nations – FAO).
As comemorações do Dia Mundial da Oliveira integram diversos eventos e iniciativas, promovendo-se não só a consciencialização mundial sobre a Oliveira, como o papel que vários setores podem ter na preservação e desenvolvimento do património olivícola. Em Portugal, destaca-se as seguintes iniciativas:
Mais informação: