06/06/2023
O Dia Internacional dos Arquivos foi instituído pela Assembleia Geral do Conselho Internacional de Arquivos (International Council of Archives - ICA) em 2007, com o objetivo de promover o papel do setor arquivístico na sociedade. A celebração desta efeméride também pretende consciencializar as comunidades e as entidades produtoras de documentos arquivísticos sobre o valor dos arquivos para a garantia dos direitos dos cidadãos, transparência da atuação pública e preservação da memória individual e coletiva.
Os arquivos são espaços de comunicação com o passado, presente e futuro. Neste sentido, o ICA - que em 2023 comemora 75 anos - promove a Semana Internacional dos Arquivos de 5 a 9 de junho. O programa inclui webinars e outras atividades virtuais para envolver a sociedade civil na reflexão e debate do valor inerente aos arquivos.
No âmbito do Dia Internacional dos Arquivos, realiza-se a iniciativa «Os desafios da “década digital” para a Gestão da Informação e Conhecimento», promovido pela Rede para a Gestão da Informação e Conhecimento (GIC) das Secretarias-Gerais, na qual faz parte o Gabinete de Planeamento, Políticas e Administração Geral (GPP). O evento realiza-se a 7 de junho no Teatro Thalia, em Lisboa, com o objetivo de partilhar e debater experiências inovadoras de gestão e preservação da informação arquivística em diferentes áreas governativas.
Associado à temática da organização dos arquivos, o GPP divulga a Newsletter Galeria GPP | Evolução da organização dos arquivos no Ministério da Agricultura | Edição n.º 8 - junho 2023
Outras iniciativas:
-
Semana Internacional dos Arquivos - 5 a 9 de junho | Online e Lisboa (Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas)
-
Comemorações do Dia Internacional dos Arquivos em vários locais de Portugal – divulgação da Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas, Profissionais da Informação e Documentação (BAD)