Dia Internacional da Mulher | 8 de março de 2021

06/03/2021

Em 2021 celebra-se o Dia Internacional da Mulher com o tema - "As mulheres na liderança: Alcançar um futuro igualitário num mundo de COVID-19" destacando o papel das mulheres no combate a um dos maiores desafios atuais para a Humanidade

Assinalado desde o início do séc. XX em alguns países da Europa, o Dia Internacional da Mulher a 8 de março foi reconhecido pela Assembleia Geral das Nações Unidas apenas em 1977, pela resolução 32/142.

A celebração pretende destacar as conquistas sociais, económicas, culturais e políticas das mulheres, ao mesmo tempo que faz um apelo à ação para fortalecer a igualdade de gênero, enquanto Objetivo de Desenvolvimento Sustentável da ONU.
A necessidade de atuação ao nível de causas como o direito ao voto, igualdade salarial, maior representação em cargos de liderança, proteção em situações de violência física ou psicológica, ou ainda o acesso à educação, continuam a ser problemas atuais, não tendo as mulheres esses direitos garantidos ainda em muitos países.

Este ano, destaca-se o papel das mulheres que estão na vanguarda da batalha contra a COVID-19, como trabalhadoras da linha de frente e do setor de saúde, como cientistas, médicas e cuidadoras, tendo sido algumas das respostas mais eficientes e exemplares à pandemia COVID-19 lideradas por mulheres. No entanto, em termos globais, a análise das equipas em 87 países revelou que em apenas 3,5 por cento têm uma efetiva paridade de gênero.

ONU - saiba mais | Os direitos das mulheres na UE- cronologia (vídeo PE)

Em Portugal, a Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género (CIG) é o organismo nacional responsável pela promoção e defesa da igualdade de género, através do acompanhamento de políticas públicas e promoção de incitativas promotoras da sensibilização e consciencialização da discriminação baseada no género. (Conheça as campanhas)

 

Iniciativas

  • A Presidência Portuguesa da União Europeia no âmbito das iniciativas sobre o tema, organizou a 5 de março, dia em que se assinalou o primeiro aniversário da Estratégia para a Igualdade de Género 2020-2025, um webinar internacional - Igualdade de Género como factor de recuperação - para apresentação e discussão dos resultados da investigação elaborada pelo Instituto Europeu para a Igualdade de Género (EIGE) para a Presidência Portuguesa sobre a igualdade de género e os impactos socioeconómicos da COVID-19. 

  • Como forma de assinalar o Dia Internacional da Mulher este ano, a Comissão para a Cidadania e a Igualdade do Género promove um webinar com o objetivo de continuar a debater os impactos socioeconómicos da COVID-19 na igualdade de género. (aceda aqui)

  • O Parlamento Europeu, para assinalar a data, que será comemorada durante a sessão plenária de 08 de Março, irá realçar o papel fundamental das mulheres durante a crise da COVID-19. (saiba mais |Infografia)

  • A UNESCO assinala o dia promovendo diversas iniciativas dedicadas às dificuldades que as mulheres ainda defrontam em várias áreas da sociedade. (saiba mais)

Outras iniciativas:

Contactos

Email: geral@gpp.pt

Telefone: (+351) 213 234 600

Encarregado Proteção Dados:
encarregado.protecao.dados@gpp.pt

Data de atualização

18-04-2024

logotipo República Portguesa - Agricultura e Pescas

logoGPP final

 

w3cvalidhtml5png

Copyright © 2018 GPP. All rights reserved.

Pesquisar