Dia da Europa | Dia da União Europeia

09-05-2022

Comemorado a 9 de maio, o “Dia da Europa”, também conhecido como “Dia da União Europeia”, assinala a “Declaração Schuman”, que deu origem à União Europeia e promove a união entre os países.

A data foi celebrada pela primeira vez em 1986, com a proclamação da declaração de 1950 que expôs a visão de Robert Schuman a seguir à II Guerra Mundial para uma nova forma de cooperação política na Europa, promovendo a paz e a unidade do continente europeu a longo prazo no pós guerra -  a importância de trabalhar em prol da paz na Europa é cada vez mais evidente no momento em que destacamos a nossa união e solidariedade para com a Ucrânia.

A 9 de maio de 1950, Robert Schuman, o então ministro dos Negócios Estrangeiros de França, apresentou, no Salon de l'Horloge do Quai d'Orsay, em Paris, uma proposta com as bases fundadoras do que é hoje a UE.

Esta proposta, conhecida como "Declaração Schuman", baseava-se numa ideia originalmente lançada por Jean Monnet, destaca os valores de paz, solidariedade, desenvolvimento económico e social, equilíbrio ambiental e regional e incluía a criação de uma instituição europeia supranacional incumbida de gerir as matérias-primas que, nessa altura, constituíam a base do poderio militar: o carvão e o aço.

Por se considerar que esse dia foi o marco inicial da UE, os Chefes de Estado e de Governo, na Cimeira de Milão de 1985, decidiram consagrar o dia 9 de maio como "Dia da Europa".

Para comemorar este dia realizam-se vários eventos organizados pela Representação da Comissão Europeia e pelo Gabinete do Parlamento Europeu em Portugal, em parceria com outras entidades.

As instituições europeias abrem as suas portas ao público em diferentes dias do mês de maio, em Estrasburgo, no Luxemburgo e em Bruxelas.

As representações e delegações da UE na Europa e no resto do mundo realizam eventos para todas as pessoas interessadas.

saiba mais

 

Evento de encerramento da Conferência sobre o Futuro da Europa

Contactos

Email: geral@gpp.pt

Telefone: (+351) 213 234 600

Encarregado Proteção Dados:
encarregado.protecao.dados@gpp.pt

Data de atualização

28-03-2024

 17 Digital PT 4C H FC AA

 

logoGPP final

 

w3cvalidhtml5png

Copyright © 2018 GPP. All rights reserved.

Pesquisar