Centenário do Ministério da Agricultura assinalado em sessão solene

5

O Centenário do Ministério da Agricultura (1918-2018) foi assinalado no dia 20 abril com uma Sessão Solene realizada no auditório da Fundação Champalimaud, organizada com o apoio do Gabinete de Planeamento, Políticas e Administração Geral (GPP).

A cerimónia contou com a presença do Primeiro Ministro, António Costa, do Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Luís Capoulas Santos, do Ministro Adjunto, Pedro Siza Vieira, do Secretário de Estado da Agricultura e Alimentação, Luís Medeiros Vieira, e do Secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural, Miguel Freitas. A sessão contou com uma vasta assistência, entre atuais e antigos colaboradores dos organismos da área governativa da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, anteriores governantes, representantes de diversas entidades e outros convidados.

DSC08299DSC08301

 

Durante a Sessão Solene, que contou com a intervenção de Maria Carlos Radich com o tema "Agricultura Portuguesa. Um século de história",  foram distinguidos simbólicamente antigos Diretores Gerais do Ministério da Agricultura (José Santos Varela, José Guerreiro dos Santos, José Cabrita, Amélia Frazão e Francisco Cordovil), cujo trabalho marcou em diversas épocas, a ação dos organismos que dirigiram.  

DSC083097

9

 

O atual Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Capoulas Santos, homenageou anteriores Ministros da Agricultura de distintos Governos Constitucionais presentes na cerimónia, tendo sido agraciado também pelo Primeiro Ministro, António Costa, que na sua intervenção, realçou a importância estratégica da agricultura e da floresta para Portugal.  

Luís Capoulas Santos destacou o facto do Ministério comemorar o Centenário num contexto de “evolução muito positiva da Agricultura", chamando ainda a atenção para o papel que a futura Política Agrícola Comum pode ter neste campo. O Ministro da Agricultura faz ainda questão de deixar “uma palavra de agradecimento aos atuais e antigos funcionários do Ministério da Agricultura e a todos os agricultores que são”, na sua opinião, “os verdadeiros protagonistas da grande mudança que foi operada no setor”.

 

Esta cerimónia decorreu no âmbito do conjunto de iniciativas que ao longo de 2018 assinalarão o centenário do Ministério da Agricultura desde a sua criação em 1918, celebrando-se a agricultura e a floresta e o seu papel no desenvolvimento do Pais.

As comemorações do Centenário do Ministério da Agricultura tiveram início no dia 9 de março, data em que foi descerrada a placa comemorativa do Centenário do Ministério da Agricultura, tendo no dia 11 de abril sido inaugurada a exposição “100 ANOS DE RAÍZES A DESENVOLVER PORTUGAL”, patente no Torreão Poente, na Praça do Comércio, em Lisboa, até ao próximo dia 3 de maio. A exposição, organizada em quatro núcleos de referência, inclui imagens, peças e informação sobre os 100 anos de História da instituição. Na mesma data foi lançado do postal dos CTT alusivo ao Centenário e foram apresentados os selos “Raças Autóctones de Portugal”.

A esta Sessão Solene, seguir-se-ão sessões descentralizadas, em diversas regiões do país e a exibição de exposição itinerante “100 ANOS DE RAÍZES A DESENVOLVER PORTUGAL”.

 

1

3

10

DSC08288IMG 5981

 IMG 6370

Contactos

Email: geral@gpp.pt

Telefone: (+351) 213 234 600

Encarregado Proteção Dados:
encarregado.protecao.dados@gpp.pt

Data de atualização

28-03-2024

 17 Digital PT 4C H FC AA

 

logoGPP final

 

w3cvalidhtml5png

Copyright © 2018 GPP. All rights reserved.

Pesquisar