Foi publicado em Diário da República, o Despacho que aprova a segunda fase do Programa “Portugal Sou Eu” que visa a dinamização e valorização da oferta com elevada incorporação nacional e a promoção do consumo informado.
A Fase II do Programa “Portugal Sou Eu” rege-se assim pelos seguintes princípios orientadores:
- Aumentar a divulgação e notoriedade da marca “Portugal Sou Eu” e criar condições que permitam aos consumidores uma escolha informada, designadamente de bens e serviços com origem em Portugal;
- Potenciar a valorização da oferta nacional e evidenciar as suas características diferenciadoras como uma mais-valia competitiva e um fator de afirmação da identidade e excelência do país, estimulando o reconhecimento e a valorização da incorporação nacional dos produtos e dos serviços nacionais;
- Dinamizar a procura dos produtos e serviços que mais potenciam a criação de valor em Portugal, contribuindo para a retoma sustentável do crescimento económico;
- Estimular a produção nacional de bens e de serviços com acrescida incorporação de valor, como forma de aumentar a competitividade das empresas nacionais, sobretudo PME, e a criação de emprego;
- Explorar sinergias resultantes do encontro entre empresas e estabelecimento de cadeias de fornecimento.
Segundo o Despacho n.º 10191/2016, o Governo considera ser fundamental criar condições que possibilitem escolhas de consumo informadas, em particular que permitam aprofundar a já existente perceção dos consumidores nacionais quanto à qualidade intrínseca da produção nacional e capitalizar a importância económica e social atribuída pelos Portugueses ao seu consumo.
Neste sentido, o Governo pretende contribuir para promover e atribuir um dinamismo renovado ao Programa “Portugal Sou Eu”, que visa a divulgação e valorização da oferta nacional com assinalável incorporação de valor acrescentado e a promoção do consumo informado por parte dos consumidores, através de uma marca ativa e identitária da produção nacional.
Para além do Órgão Operacional, coordenado pelo IAPMEI – Agência para a Competitividade e Inovação, IP, o modelo de governação do Programa prevê também um Conselho Estratégico, com a missão de orientar a definição das grandes linhas estratégicas do Programa, abrangendo representantes de diversas entidades, incluindo o Gabinete de Planeamento, Políticas e Administração Geral (GPP).
Atendendo ao objetivo de envolver a sociedade civil e de promover a autossustentabilidade do Programa, passa a integrar o Conselho Estratégico, para além das entidades já representadas, um representante de cada uma das seguintes entidades: AICEP Portugal Global, EPE – Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal; Confederação Nacional das Cooperativas Agrícolas e do Crédito Agrícola de Portugal, CCRL e Turismo de Portugal, IP.
Mais informações sobre o Programa disponíveis no Site “Portugal Sou Eu”