Dia Mundial da Alimentação - 16 outubro 2017 | GPP publica nova edição da CULTIVAR com o tema "Gastronomia"

CapaCultivar9small

No dia mundial da Alimentação, o GPP divulga uma nova edição da publicação CULTIVAR nº 9, dedicada ao tema da GASTRONOMIA.

Nesta edição da CULTIVAR, publicação periódica de cadernos de análise e prospetiva com a responsabilidade editorial do GPP, analisa-se a questão de fundo de que a gastronomia não existe sem produção agrícola e sem ligação ao território, pois o sabor começa no solo (ou no mar) e, por outro lado, a importãncia dos agricultores deverem ver a gastronomia como fator de valorização da produção agrícola e de promoção das especificidades locais e regionais.

Para além disso, o tema gastronomia tem diferentes intervenientes que encaram ou se apropriam do conceito de modo distinto. Com efeito, existem várias interações no domínio da gastronomia: cultura, relações sociais, culinária, turismo, agricultura, pesca, ambiente, dinamização dos territórios, etc. Ou seja, a gastronomia enquanto fator de desenvolvimento não esgota os seus ganhos no turismo, ampliando o seu efeito para essas outras áreas.

Na publicação analisa-se nomeadamente a patrimonialização dos recursos alimentares do nosso meio rural, não apenas numa perspetiva de conservação, mas sobretudo enquanto meio para gerar desenvolvimento económico nessas zonas e a falta de relevo que os produtores têm tido no sucesso crescente e visibilidade da gastronomia nacional.

A Edição n.º 9 da CULTIVAR encontra-se publicada em formato digital (pdf e Ebook), para download, na página web do GPP (www.gpp.pt) - Publicações CULTIVAR 

Contactos

Email: geral@gpp.pt

Telefone: (+351) 213 234 600

Encarregado Proteção Dados:
encarregado.protecao.dados@gpp.pt

Data de atualização

28-03-2024

 17 Digital PT 4C H FC AA

 

logoGPP final

 

w3cvalidhtml5png

Copyright © 2018 GPP. All rights reserved.

Pesquisar