05/12/2024
O Dia Mundial do Solo foi instituído pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (Food and Agriculture Organization of the United Nations - FAO) em 2013 no âmbito da 68.ª Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU). Tem como objetivo sensibilizar para a importância do papel do solo saudável e da gestão sustentável deste recurso natural.
De acordo com o último recenseamento agrícola (2019), 3 963 945 hectares (ha) do solo português correspondem a Superfície Agrícola Utilizada (SAU), destacando-se as regiões do Alentejo (2.144,066 ha), Trás-os-Montes (450,701 ha) e Ribatejo e Oeste (409,095 ha).
Este ano as celebrações do Dia Mundial do Solo incidem no tema “Cuidar dos Solos: medir, monitorizar, gerir”, destacando a importância dos dados e das informações precisas sobre o solo não só para compreender as suas caraterísticas, mas também para apoiar tomadas de decisão no âmbito da sustentabilidade e segurança alimentar. Em Portugal, a efeméride é assinalada com várias iniciativas, tais como:
- Comemoração do Dia Mundial do Solo
- Evento Comemorativo do Dia Mundial do Solo
- Reunião técnica “Solo Vivo e Futuro Sustentável: O papel da saúde do solo”
- Mostra de Ciência dedicada à importância do solo e à sua conservação
- Sessão "Saúde do Solo: Uma Base para a Sustentabilidade do Montado"
- 100 Ciência: Dia Mundial do Solo
- Workshop “Saúde do solo”
- Sessão de Sensibilização "Solos e fertilização do montado de sobro"
- Webinar "Caring for Soils: Insights from EU Mission Soil Projects on Measurement, Monitoring, and Management"
Mais informação: