A Estratégia Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (ENSANP) foi aprovada em 2021, pela Resolução do Conselho de Ministros n.º 132/2021, de 13 de setembro.
A ENSANP está alinhada com as orientações da Organização das Nações Unidas (ONU) consubstanciadas na Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável e com a Estratégia de Segurança Alimentar e Nutricional da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (ESAN-CPLP).
Com a sua criação, Portugal responde ao compromisso assumido no Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional da CPLP (CONSAN-CPLP) de contribuir, à semelhança dos outros membros, para uma transição para sistemas alimentares e nutricionais resilientes, inclusivos e sustentáveis.
Esta Estratégia constitui-se como um referencial de atuação integrada para um sistema alimentar sustentável e saudável e inclui um diagnóstico da segurança alimentar e nutricional, bem como uma análise da evolução das tendências da produção e do consumo e um levantamento das diversas iniciativas e estratégias.
- Antecedentes -
|