Reforma da PAC | Principais pontos do acordo político
O acordo político para a reforma da Política Agrícola Comum (PAC) foi fechado após um período de longas negociações, constituindo uma das principais prioridades da Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia.
A presidência portuguesa da União Europeia alcançou um acordo político entre o Conselho e o Parlamento Europeu sobre a reforma da Política Agrícola Comum para o período 2023-2027, na sequência dos trílogos de 24 e 25 de junho, confirmado pelos ministros da Agricultura da União Europeia no Conselho de dia 28 de junho, no Luxemburgo.
Este acordo político permite disponibilizar instrumentos que possibilitam o apoio ao setor agrícola na sua transição para os objetivos da União Europeia, nomeadamente em termos de uma PAC mais verde, garantindo o desenvolvimento de sistemas agroalimentares sustentáveis do ponto de vista da sua resiliência na dimensão económica, na dimensão ambiental, e na dimensão social.
O GPP disponibiliza um documento com a sistematização dos principais pontos do acordo político fechado pela Presidência portuguesa entre os colegisladores, Conselho e Parlamento Europeu, com o apoio da Comissão Europeia, sobre o respetivo pacote negocial:
- Regulamento dos Planos Estratégicos (estruturado de acordo com as dimensões económica, ambiental e social);
- Regulamento Horizontal
- Regulamento modificativo em particular da Organização Comum de Mercado.
Com base nestas regras, foi estabelecido um quadro que permite a todos os Estado-membros desenharem os seus Planos Estratégicos para ser entregues em janeiro de 2022 para aprovação pela Comissão Europeia e sua aplicação a partir de 1 de janeiro de 2023.
Consulte o documento:
Uma Política Agrícola Comum mais justa, verde e baseada no desempenho
Abrir Infografia
|
|
GPP divulga edição especial da publicação CULTIVAR
O Gabinete de Planeamento, Políticas e Administração Geral apresenta a edição n.º 22 da publicação CULTIVAR – Cadernos de Análise e Prospetiva, numa edição especial, no âmbito da Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia.
Desde 2015, o GPP tem divulgado análises, estatísticas e estudos sobre as temáticas da agricultura, alimentação, floresta e território e suas políticas públicas e, ao longo deste período, foi possível obter contributos com reflexões e informação aprofundada sobre temas tão diversos como os recursos (solo, água, trabalho, energia, tecnologia, biodiversidade), questões económicas (volatilidade dos mercados, comércio internacional, risco, bioeconomia, macroeconomia) ou questões mais abrangentes, como alimentação sustentável, gastronomia, população e território, alterações climáticas, digitalização, ensino agrícola.
Para esta edição especial, foram selecionados artigos publicados em números anteriores, incluindo as devidas atualizações, sendo a publicação disponibilizada em português e em inglês, permitindo a sua divulgação junto dos nossos parceiros da União Europeia.
Esta iniciativa pretende dar uma panorâmica da agricultura portuguesa e da sua situação face às tendências dos mercados internacionais e das políticas públicas.
Ver documento: PT / EN (pdf) | PT / EN (ebook)
A edição n.º 22 encontra-se publicada em formato digital, para download, no website do GPP (www.gpp.pt) | Publicações CULTIVAR
|
|
|
|
|
|