Encontro empresarial com o FIDA em Portugal: uma parceria para o Desenvolvimento da Agricultura
O FIDA e Portugal partilham um profundo compromisso em acabar com a pobreza rural e a fome, apoiando os pequenos agricultores a melhorar a sua produtividade e resiliência. Esta foi a mensagem geral do seminário de negócios de 1 de março que decorreu em Lisboa, organizado pelo Gabinete de Planeamento, Política e Administração Geral (GPP). O evento teve como objetivo fortalecer a colaboração entre o FIDA e o Governo de Portugal, a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) e os parceiros de desenvolvimento do setor privado.
Luís Capoulas Santos, Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural de Portugal, abriu a sessão, realçando a importância da cooperação na salvaguarda da agricultura familiar e resultados sustentáveis da agricultura nos países da CPLP, desempenhando um papel chave no apoio aos esforços dos países no campo da agricultura e da alimentação.
Na sequência da assinatura pelo FIDA da “Carta de Lisboa pelo Fortalecimento da Agricultura Familiar” visando a promoção de políticas públicas que reforcem a pequena agricultura e promoção dos objetivos de desenvolvimento sustentável, o encontro visou potenciar o envolvimento de entidades com experiência e interesse em termos de cooperação.
A sessão contou com a participação de organismos da administração pública com competências específicas nestas áreas, o setor empresarial do Estado, organizações representativas do setor, empresas privadas, organizações de desenvolvimento local, entidades dos mecanismos de participação no Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional da CPLP e Universidades.
No seguimento da sessão, decorreram encontros bilaterais entre os representantes do FIDA e diversas entidades e empresas, possibilitando a colocação de questões em torno do modelo de intervenção e financiamento, de forma a promover a relação entre Portugal e esta Organização para o fortalecimento de um setor agrícola resiliente e sustentável.
Ver mais informação | website IFAD
|
|
|
|
|
|