Livro do Centenário do Ministério da Agricultura

A MEMÓRIA E OS TEMPOS // 125 // Começámos a Negociação precisamente em 19 de novembro de 1979. A partir desta nossa “peregrinação” já se pode fazer uma ideia do estado da nossa Agricultura e dos nossos agricultores.» Ora foi assim que “nasceu” o regime de transição. E, por estranho que pareça, tudo começou bem! Eles, os Professores norte-americanos tinham estudado Agriculturas em regimes de transição em alguns países da América Central e da América do Sul. A transição tinha sido de regimes totalitários (principalmente com governos de militares) para umas soi disant democracias. Refiro a seguir como o nosso problema foi debatido (em Portugal); como foi estudado (idem); e como foi utilizado nas Negociações com a CEE. 2. UMA AGRICULTURA EM “REGIME DE TRANSIÇÃO” – A NOSSA É óbvio que neste texto não tem interesse entrar nos trabalhos produzidos pelos Professores in- dicados e suas equipas. 150 Acresce que, em 2018 e passadas quase quatro décadas, não tem qualquer interesse reproduzir aqui, uns resumos dos vários papers então publicados. Bastará dizer que neles participaram também técnicos do Gabinete de Planeamento Integração Europeia do Ministério da Agricul- tura. O trabalho feito decorreu em duas “frentes”: Em Portugal decorreu um longo debate com a equipa norte-americana. Foi principalmente com os Professores Scott Pearson e J. Hilman. O estudo foi depois publicado. 151 Deste debate nasceram os argumentos que, como referi atrás, foram muito úteis nas reuniões com os juristas e os técnicos da DGVI. É óbvio que o “suporte académico” deu força às nossas tomadas de posição a partir de 1983. O referido “suporte académico” não foi apenas isso. Funcionou também o nosso conhecimento quer prático, quer “académico” que tínhamos. Apenas para exemplificar, um dos temas do livro foi a definição de: – Policies for change . Neste domínio as experiências quer do Professor T. Josling (UK), quer do Professor Tanger- mann (da Universidade de Gottingen), foram muito importantes. Quer no caso deste (Alema- nha); quer no caso mais recente da adesão do Reino Unido à CEE, em 1973. 150. Da Stanford University (Califórnia) e da Arizona University (Estado do Arizona). 151. “Portuguese Agriculture in Transition” – Edição da Cornell University (Londres).

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