CULTIVAR 9 - Gastronomia

Solo, cozinha e mesa: cinco “receitas” para quatro questões 59 Embora haja casos em que as ligações com os pro- dutores foram estabelecidas com naturalidade, são também manifestas dificuldades relativamente a uma oferta regular por parte de pequenos produto- res que detêm produtos de grande qualidade. São sugeridas a possibilidade de criação de uma plata- forma comum para estes produtores que permita disponibilizar mais facilmente os seus produtos, e o estabelecimento de uma logística de distribuição que não esmague as suas margens, como, aliás, a Comissão Europeia propôs recentemente. Ou ainda a criação de oportunidades para visitas mútuas entre produtores, investigadores e chefs , para esta- belecerem pontes e conhecerem melhor as respe- tivas realidades, de modo a conciliar e ultrapassar estas disparidades entre oferta e procura. A ligação à investigação faz-se de forma mais pon- tual, à medida das necessidades de cada um, que podem passar por uma mera estratégia de comu- nicação, mas podem também corresponder a um trabalho de fundo sólido e replicável, útil à comu- nidade e com visão de futuro. É possível fazer conviver diversas abordagens em termos da oferta de boa gastronomia e muitos chefs /empresários apostam já neste caminho com soluções para diversos tipos de público (e.g. oferta gourmet em locais mais populares e a preços mais baixos, diversos tipos de festivais gastronómicos de rua, presença em festivais de verão, etc.), sem nunca comprometer a qualidade. De salientar ainda o papel que atividades gastronó- micas locais podem desempenhar na dinamização dos territórios do ponto de vista não só económico, mas também social, contribuindo assim para com- bater a desertificação rural.

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