CULTIVAR 9 - Gastronomia

Património gastronómico europeu: aspetos culturais e educativos 103 positivo que a interação turismo/gastronomia/ nutrição tem na promoção turística; • Importância de transmitir às gerações futuras a riqueza gastronómica da sua região e também da gastronomia europeia; • Contributo da gastronomia para promoção do património das diferentes regiões; • Importância de promover produções locais e regionais a fim de, por um lado, preservar o património gastronómico e, por outro, garantir a remuneração justa dos produtores e o acesso do maior número possível de pessoas aos seus pro- dutos; • A gastronomia como fonte de riqueza cultural e também económica para as regiões da UE; • Importância do facto de o património europeu ser constituído por um conjunto de elementos materiais e imateriais que, no caso da gastrono- mia e alimentação, incluem a zona e a paisagem de onde provêm os produtos para consumo; • Importância do facto de a sustentabilidade, diver- sidade e riqueza cultural da gastronomia euro- peia assentarem na existência de produtos locais de elevada qualidade. 2. Abordagem sugerida aos EM (principais ini- ciativas/medidas) 2.1. Vertente educativa • Inclusão na educação escolar de conhecimentos e experiências sensoriais em matéria de alimen- tação, saúde nutricional e hábitos alimentares; • Ligação entre educação e hábitos alimentares saudáveis e combate a estereótipos que podem provocar distúrbios alimentares e psicológicos graves como anorexia ou bulimia; • Enriquecimento do currículo escolar/programas educativos com informações sobre cultura gas- tronómica (nomeadamente a nível local), pro- cessos de preparação, produção, conservação e distribuição dos alimentos, suas influências socioculturais e direitos do consumidor; • Necessidade de que a escola eduque e ensine em matéria de nutrição e alimentação adequada, saudável e agradável; • Importância de assinalar que os hábitos alimen- tares durante infância podem influenciar as pre- ferências e a escolha de alimentos, bem como o modo de cozinhá-los e consumi-los, na idade adulta. A infância é momento decisivo para edu- car o paladar e a escola constitui um importante local para dar a conhecer aos alunos a diversi- dade de produtos e gastronomia; • Recordação do impulso dado pelo reconheci- mento da Dieta Mediterrânica e da Gastronomia Francesa como Património Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO, dando origem à cria- ção de instituições e organismos que promovem o conhecimento, a prática e a transmissão de valores relativos a hábitos de uma dieta alimen- tar equilibrada e saudável. 2.2. Vertente cultural • Sensibilização para a diversidade e qualidade das regiões, paisagens e produtos que são a base da gastronomia europeia, que forma parte do nosso património cultural e encerra também um estilo de vida próprio, reconhecido internacionalmente; • A gastronomia é uma ferramenta que pode ser utilizada para promover o crescimento e o emprego num vasto leque de setores económi- cos, incluindo indústrias como a restauração, o turismo, a indústria agroalimentar, ou a investi- gação; • Importância da gastronomia na promoção do setor da hotelaria e restauração na UE e vice- -versa; • A gastronomia constitui uma exportação cultural sólida para UE e para os EM a nível individual; • Apoio a iniciativas no âmbito do agroturismo que promovam a divulgação do património cultural

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