Cultivar_6_Comercio Internacioanl

cadernos de análise e prospetiva CULTIVAR N.º 6 NOVEMBRO 2016 72 Só com um forte investimento será possível um posicionamento de preço acima do valor de mer- cado. As redes sociais devem ser bem utilizadas para pro- mover os nossos produtos, e o “passa palavra” é de extrema importância, mas não são suficientes. Há que perceber mercado a mercado qual a estratégia adequada. São necessários diversos meios como outdoors, nas principais cidades, provas de degus- tação em loja, utilização de Chef conhecidos inter- nacionalmente, figuras públicas e órgãos de comu- nicação social, dependendo do objetivo definido por mercado. Os programas de promoção conjuntos do Portugal 2020 e Compete são ferramentas indispensáveis ao sector a fim de ser possível continuarmos a crescer o valor das exportações. Tendências de mercado Em 2020 estima-se que existam 900 milhões de compradores on-line em todo o mundo. Temos que estar preparados para captar o interesse des- tes compradores! Temos a ideia que é muito difícil a venda on-line de produtos frescos e baseamo-nos nos exem- plos internos, do nosso mercado, onde o garrafão de cinco litros de água é o artigo mais procurado devido às inúmeras habitações sem elevador. No entanto já há excelentes exemplos de venda de frescos no comércio on-line . A Fresh Direct nos EUA é um desses exemplos. Mais de 75% das vendas são produtos frescos: frutas, legumes, carne e peixe. www.freshdirect.com Sempre focados no melhor sabor a Fresh Direct tem uma equipa de provas, que diariamente avaliam os pro- dutos recebidos, antes de enviarem para os con- sumidores, numa escala de 1 a 5. Segundo o seu Vice-Presidente Eric Stone, numa comunicação em Orlando, a 14 de outubro, aquando do PMA FRESH SUMMIT, os clientes procuram, e dão prioridade, a produtos o mais saudáveis possível. Logo de seguida vem o controlo sobre o que consomem, o tempo e dinheiro envolvido na compra. Os hábitos de compra estão a mudar e a afluência às lojas de retalho terá tendência em diminuir. Há um crescimento da procura pelos produtos locais e saudáveis e as compras através de novas tecnolo- gias será em breve uma realidade. Evolução das exportações por produto A laranja foi o hortofrutícola fresco mais exportado em quantidade em 2015, registando 127 mil tonela- das, e os pequenos frutos – framboesa, amora, mir- tilo e groselha – atingiram o primeiro lugar em valor com 90,6 milhões de euros. Ambos passaram a Pera Rocha que detinha o primeiro lugar, em 2014, em valor e quantidade, ficando em 2015 na segunda posição com 122 mil toneladas e 86,5 milhões de euros. Nos hortofrutícolas transformados o tomate com 265 mil toneladas e 210 milhões de euros, em 2015, continua a ser o Rei das exportações. EVOLUÇÃO DO VALOR DAS EXPORTAÇÕES / PRODUTO 2014 2015 TON VALOR TON VALOR PEQ. FRUTOS (Framboesa, Mirtilo, Amora e Groselha) 9 079 € 70 244 722 11 231 € 90 647 789 PERA 139 571 € 88 734 055 121 714 € 86 521 717 LARANJA 94 534 € 54 386 816 127 364 € 85 345 324 CASTANHA 19 553 € 57 710 498 18 202 € 41 823 042 MAÇÃ 33 273 € 21 985 270 36 944 € 23 883 052 KIWI 12 705 € 13 907 270 14 087 € 14 782 768 UVA DE MESA 7 280 € 11 584 054 5 933 € 9 424 778 MORANGO 3 928 € 7 878 502 3 881 € 8 417 526

RkJQdWJsaXNoZXIy NDU0OTkw