Cultivar_6_Comercio Internacioanl

cadernos de análise e prospetiva CULTIVAR N.º 6 NOVEMBRO 2016 34 que operam no sector agropecuário, com mais de 30 anos no sector (anteriormente SAPJU). Após a sua fundação, de origem familiar, foi um exemplo de sucesso durante mais de uma década, mas nos últimos 10 anos percorreu um caminho complicado e tortuoso que a levou a uma complexa situação financeira. Em 2014 e após exaustiva análise por parte de acio- nistas e principais credores, concluiu-se que haveria potencial na empresa e no mercado que justificava um forte investimento de recuperação e relan- çamento. De acordo com um business plan acor- dado nesse momento, definiu-se uma estratégia fortemente orientada para a internacionalização, mas precedida por uma profunda reestruturação e dotação de capacidades para criar a competitivi- dade necessária. A empresa, situada no Alentejo, nos concelhos de Cuba e Alvito, atua em 3 áreas distintas de negócio, na área dos bovinos: • Engorda intensiva • Recria • Produção de rações Iniciou-se então um processo de profunda reestru- turação e modernização, numa primeira fase, na área produtiva, dotando a empresa, com o apoio de consultores especializados em operações de grande dimensão noutros continentes, do “ state of the art ” neste domínio. Desde o início que alguns conceitos foram conside- rados fundamentais: • Dimensão • Homogeneidade • Qualidade genética • Eficiência produtiva • Elevada exigência sanitária • Bem-estar animal O projeto de investimento e relançamento desen- volveu-se com grande sucesso, sendo atualmente a maior empresa de produção de bovinos em Por- tugal e uma das maiores na Península Ibérica, res- ponsável por aproximadamente 10% da produção nacional, com níveis de performance extrema- mente elevados face ao benchmarking do sector, a nível mundial. Em paralelo e conforme descrito anteriormente, a questão dos recursos humanos, da sua formação e qualificação foi uma prioridade estratégica. A opção da empresa passa pela formação de jovens, de excelentes qualificações académicas e com per- fil para integrar um projeto de grande dinamismo. Foi necessário dotar a empresa de capacidades tec- nológicas que lhe permitissem funcionar ao nível das explorações pecuárias mais avançadas do mundo e também providenciar suporte á tomada de decisão quotidiana a par com uma gestão efi- ciente e profissional. Por forma a criar relações estáveis e sustentáveis, foi feito um trabalho exaustivo junto de criado- res da região, no sentido de estabelecer parcerias, num regime de colaboração mais extensa e pro- funda, que meros fornecedores. Este projeto tem tido grande sucesso e tem sido possível construir relações fortes, vantajosas para ambas as partes. Para o novo projeto Monte do Pasto, a reputação é um ativo fundamental, pelo que se tem vindo a

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