Cultivar_6_Comercio Internacioanl

Que modelo de comércio internacional para a agricultura e alimentação? 33 metros com rigor e em tempo real, assegurarão uma avalia- ção permanente da imple- mentação do plano defi- nido e a deteção imediata de potenciais desvios, por forma a ajustar a estratégia e as politicas. São do domínio público inúmeras iniciativas de internacionalização mal sucedidas em virtude da inexistência de um controlo local rigoroso. Frequen- temente, quando a empresa se apercebe dos pro- blemas é já, demasiado tarde. A conceção prévia deste sistema, o estabelecimento de procedimentos formais e rigorosos e sobretudo a sua implementação célere, são determinantes para garantir que qualquer desvio ou evolução anómala será detetado antes que seja irreversível ou irrecuperável. Por outro lado, a flexibili- dade para incorporar as alte- rações de contexto e a capa- cidade de reagir com rapidez, sem demasiados “ layers ” hie- rárquicos que imobilizem a empresa, são aspetos, também determinantes, para conseguir avançar. Sobretudo em países menos organizados ou pelo menos organizados de forma diferente do con- texto em que habitualmente nos movimentamos, a necessidade de adaptação e a capacidade de acei- tar e interiorizar comportamentos e formas de fazer negócio, diametralmente opostas à nossa prática habitual são uma constante e, verdadeiramente, um fator crítico de sucesso. A relevância É essencial que nos destaquemos. Ter visibilidade é uma condição necessária. O negócio, a capacidade de produção, deve ter uma dimensão mínima que asse- gure visibilidade, influencia, capacidade de resposta para a procura que se desenvolva. Outro clássico que, repetida- mente, se verifica em sectores mais tradicionais da economia, é uma grande vontade e pro atividade para internacionalizar ou pelo menos vender para o exterior, sem que essa dinâmica seja acompa- nhada por uma sustentada capacidade de satisfa- zer a oferta previsível. Para que seja possível “abrir portas” quer ao nível da distribuição, quer nas essenciais parcerias bilaterais entre estados, que viabilizem as trocas comerciais, quer mesmo para conseguir “tempo de antena” junto dos principais stakeholders, é necessário ser relevante. Para isso obviamente os aspetos referidos de diferen- ciação, profissionalismo da gestão, recursos humanos qualificados, capacidade tec- nológica, estrutura produtiva competitiva são essenciais, mas a dimensão não é um aspeto negligenciável. Somo um pequeno país. Geralmente pretendemos vender para mercados de maior dimensão. Assegu- rar a anteriori a capacidade de poder reagir, com prontidão, a um sucesso da operação internacional é um aspeto que deve ser acautelado. Casa Agrícola Monte do Pasto, SA- Um exemplo prático de um turnaround baseado numa estratégia de internacio- nalização A Casa Agrícola Monte do Pasto é for- mada por um grupo de empresas … a necessidade de adaptação e a capacidade de aceitar e interiorizar comportamentos e formas de fazer negócio, diametralmente opostas à nossa prática habitual são uma constante e, verdadeiramente, um fator crítico de sucesso. … os aspetos referidos de diferenciação, profissionalismo da gestão, recursos humanos qualificados, capacidade tecnológica, estrutura produtiva competitiva são essenciais, mas a dimensão não é um aspeto negligenciável.

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