Cultivar_6_Comercio Internacioanl

cadernos de análise e prospetiva CULTIVAR N.º 6 NOVEMBRO 2016 32 encontram-se, fundamentalmente, nos mercados não tradicionais ou pouco convencionais. Após esse levantamento, assumindo que se iden- tificou um território propício para a boa aceitação dos produtos/serviços e com um forte potencial de desenvolvimento, é necessário passar á fase “do confronto com a realidade”. Aqui, a empresa necessita de apresentar uma forte solidez financeira, capacidade de investimento e de assunção de risco controlado e deve ter-se, obrigatoriamente, munido dos recursos huma- nos especializados necessá- rios, para empreender a pró- xima jornada. Nos sectores mais tradicionais será um desafio rele- vante. Por vezes com equipas já muito estabeleci- das e envelhecidas, sem as qualificações necessá- rias, será fundamental uma renovação prévia que permita criar condições para estabelecer os neces- sários relacionamentos e compreender as novas realidades. Para além dos níveis de efi- ciência já referidos e que devem, previamente, ser o garante de que a oferta é competitiva, o nível de avanço tecnológico é deter- minante para responder com celeridade á disper- são geográfica e ter a capacidade de controlo, em tempo real, de todos os parâmetros do negócio. É fundamental que exista uma cultura de empresa aberta e flexível, capaz de compaginar com realida- des culturais, por vez opostas e até conflituantes. A recetividade e a capacidade de adaptação são cru- ciais para que seja possível delinear os futuros con- tornos do negócio. O desafio operacional Criadas as condições, conseguindo apresentar uma oferta diferenciadora que vá ao encontro das neces- sidades do mercado em causa e garantindo uma relação qualidade/preço adequada, é necessário passar á fase de implementação/operacionalização A presença física no Mer- cado é aqui, determinante. Seja um acompanhamento muito próximo envolvendo deslocações frequentes ou a criação de uma pequena estrutura de apoio local. É totalmente irrealista consi- derar que, á distancia, é pos- sível gerir um negócio de exportação e introdução de produtos num mercado diferente. As questões operacionais são sempre mais comple- xas do que previamente antecipado, os imprevistos resultantes muitas vezes das diferenças culturais e de abordagem são a norma e não a exceção. Por outro lado, a deteção de oportunidades, desconhe- cidas e diferentes da prá- tica habitual apenas é pos- sível se houver uma grande proximidade e o desenvol- vimento de um network de contactos eficaz. Mais uma vez a preparação e a existência de recursos humanos qualificados para enfrentar estes desafios são um requisito prévio para concretizar a ambição de alargamento do âmbito geográfico dos negócios. A capacidade de controlo e follow-up A existência de recursos tecnológicos e humanos que permitam quantificar e controlar todos os parâ- É fundamental que exista uma cultura de empresa aberta e flexível, capaz de compaginar com realidades culturais, por vez opostas e até conflituantes. A recetividade e a capacidade de adaptação são cruciais para que seja possível delinear os futuros contornos do negócio. … a deteção de oportunidades, desconhecidas e diferentes da prática habitual apenas é possível se houver uma grande proximidade e o desenvolvimento de um network de contactos eficaz.

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