Cultivar_29

84 CADERNOS DE ANÁLISE E PROSPETIVA CULTIVAR N.º 29 DEZEMBRO 2023 – Indústria agroalimentar paradigma cria algumas oportunidades num contexto em que o modelo de globalização está em transformação. São variados os bons exemplos que podemos identificar em Portugal, desde as horto-industriais, passando pela moagem e panificação, pela produção de alimentos compostos, pelo leite e laticínios, vinho e azeite, entre outros. Os desafios associados, tendo em conta a dimensão do mercado português, incidem muitas vezes na necessidade de internacionalização, pelo que se torna necessário evoluir no sentido de ganhar capacidade de transformação e de inovação, que lhes permita serem relevantes no contexto europeu e/ou global, criando produtos com potencial de se tornarem marcas internacionais ou de fornecerem marcas já estabelecidas de dimensão internacional. Para esse efeito, são da maior importância o grau de profissionalização, o uso da tecnologia e uma adequada gestão da informação (recorrendo a ferramentas de data analytics) que alimentem os sistemas de melhoria contínua para aumentar os níveis de produtividade e manter um nível eficaz de controlo dos custos. Todos os esforços comerciais e de marketing terão de estar alinhados e dimensionados para a estratégia empresarial estabelecida. Neste contexto, surge a diversificação do Grupo SOGEPOC, na criação da NOGAM, um investimento na produção e transformação de nozes no Alentejo, com o objetivo de fornecer o mercado europeu com nozes frescas e de qualidade, competindo com a importação dos EUA (a Europa importa cerca de 176 000 t de nozes) e do Chile, e com as outras origens europeias – França, Itália, Roménia, bem como a importação de países de leste como a Ucrânia e a Moldávia, que vendem sobretudo miolo de noz proveniente de variedades autóctones com uma 1 “Business To Business” ou “Empresa para Empresa” é um modelo de negócio em que as transações são feitas entre empresas e não entre uma empresa e o consumidor final. (Nota da equipa editorial) qualidade inferior tendo em conta os parâmetros europeus. Portugal tem um nível de autoabastecimento de cerca de 60%-65%, com a produção de nozes maioritariamente (mais de 50%) concentrada no Alentejo. Considerada uma das maiores unidades de transformação da Europa, a NOGAM consegue fornecer nozes com casca e miolo de noz em diferentes tipos de embalagens, tendo por base as suas vantagens competitivas: ● as variedades utilizadas, com maior peso da variedade americana que é líder no mercado – Chandler; ●a proximidade dos mercados europeus, nomeadamente de Espanha, Itália e Alemanha; ● a qualidade e frescura adequadas ao consumidor europeu que gosta de nozes da colheita do próprio ano. Apoiada numa estratégia comercial B2B1, focada nos mercados abastecedores e no retalho para as nozes com casca e nos mercados de snacks e de ingredientes alimentares para o miolo de noz, tiramos partido das suas qualidades nutritivas e de uma tendência crescente de consumo de alimentos nutritivos e sau-

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