Cultivar_29

Indústria de conservas de peixe em Portugal – Um setor de futuro 75 preços mais acessíveis e estratégias comerciais e de marketing eficazes, ao que acresce uma qualidade nos produtos cada vez maior. Entramos neste ponto novamente na dimensão: qualquer fabricante de dimensão depende e necessita deste mercado (MDD). A concorrência saudável existente entre os diversos fabricantes na procura do mesmo cliente conduz de uma forma natural à qualidade e à competitividade em que apenas quem oferece o melhor produto, ao melhor preço, consegue o fabrico do produto com a insígnia desse cliente. Os fabricantes enfrentam por isso diversos desafios para coabitar num mercado de marcas brancas (MDD) e marcas próprias (marcas do fabricante – MDF). Estes incluem a pressão sobre os preços devido à concorrência, a necessidade constante de inovação para se destacarem e a gestão da perceção de qualidade em comparação com as marcas de fabricante. Além disso, a fidelidade do consumidor pode ser impactada pelas ofertas mais acessíveis das MDD, exigindo que os fabricantes se adaptem para manter uma posição competitiva no mercado. Conclusão – Escolha da melhor dimensão Em minha opinião, por muitos dos fatores atrás partilhados, qualquer industrial do setor conserveiro terá que desenhar a sua estratégia económica para se implementar num de dois mercados: ou num mercado de pequena dimensão, em que irá concorrer com outros fabricantes em especialidades e produtos de menor consumo, onde o fator preço não é a principal variável de conquista de clientes, ou, ao invés, nos mercados de grande consumo em que a dimensão da empresa é um fator primordial para a conquista da competitividade necessária. As empresas de média dimensão irão cada vez mais sentir dificuldades na implementação das suas estratégias, e acabarão, naturalmente, ou por fechar, ou por serem absorvidas por concorrentes de maior dimensão.

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