Observatório de Preços – Agroalimentar 107 A plataforma integra funcionalidades para a pesquisa de preços dos diferentes produtos disponíveis por setor e fileira, permitindo a seleção da fase da cadeia de abastecimento agroalimentar, do produto e do intervalo de tempo a analisar. Permite ainda a consulta do preço médio para o último período disponível, para os produtos mais representativos do setor em consulta, assim como o preço do período homólogo do ano anterior e do período imediatamente anterior e as respetivas variações, possibilitando avaliar as tendências de evolução de médio e curto prazo. A informação disponibilizada no Observatório tem por base metodologias específicas para a recolha de preços e para a análise: ● Metodologia de recolha de preços ao nível da produção e outras fases4 – Os preços apresentados no Observatório relativos às primeiras transações e a outras fases posteriores da cadeia de abastecimento agroalimentar de produtos de origem agrícola (com exceção dos preços ao consumidor) resultam da recolha de informação produzida no âmbito do Sistema de Informação de Mercados Agrícolas (SIMA). Do conjunto da informação do SIMA são sele4 Observatório de Preços – Metodologia de recolha de preços – Cotações de produtos agrícolas e pescado: https://observatorioagroalimentar. gov.pt/wp-content/uploads/2023/07/metodologia-outras-fases.pdf 5 Observatório de Preços – Metodologia de recolha de preços ao nível do consumidor: https://observatorioagroalimentar.gov.pt/wp-content/ uploads/2023/07/Metodologia_KANTAR.pdf cionados, em cada fase, os produtos e áreas de mercado representativas de cada uma das fileiras e setores que constituem o cabaz de produtos estabelecido, e apuradas médias para períodos de quatro semanas, em correspondência com os dados disponíveis dos preços ao consumidor. No caso do pescado, a informação refere-se a preços que resultam de um leilão realizado em lota, recolhidos pela Docapesca, de peixe capturado com origem selvagem. ● Metodologia de recolha de preços ao nível do consumidor5 – Os preços médios ao consumidor dos produtos disponibilizados no Observatório resultam do painel de dados monitorizados e fornecidos por plataforma externa, tendo sido selecionado o preço médio líquido (após descontos) para o conjunto total dos canais de distribuição para períodos de quatro semanas, e para os produtos mais representativos de cada fileira. ● Metodologias de análise – A atividade do Observatório integra a articulação de informação proveniente de várias fontes e de instrumentos quer ao nível de obtenção de dados, análise das cotações, bem como da formação do preço ao longo da cadeia de valor.
RkJQdWJsaXNoZXIy MTgxOTE4Nw==