CULTIVAR 26 - Agricultura biológica e outros modos de produção sustentável
24 CADERNOS DE ANÁLISE E PROSPETIVA CULTIVAR N.º 26 SETEMBRO 2022 – Agricultura biológica e outros modos de produção sustentável vida e o bem-estar. A prevenção de doenças é indu- bitavelmente um dos pilares essenciais da promo- ção da saúde. A promoção da saúde e a qualidade de vida são fatores indissociáveis: não podemos ter uma boa qualidade de vida, sem saúde (Sícoli e Nas- cimento , 2003). Em 2020, Ferreira et al. propuseram um modelo conceptual pictórico da relação entre a agricultura biológica e a saúde pública que tem como objetivo fornecer uma representação para a organização da relação, num plano macro, entre a agricultura biológica e a saúde pública, sustentando a visão para a obtenção de ganhos nas suas diversas vertentes. Muito recentemente, em 2022, foram concluídas duas dissertações de estudantes do Mestrado em AB na ESAC focadas no con- sumo de produtos de AB em Portugal. Uma delas foca o estudo do perfil de consumo de hortofrutícolas biológicos (Oliveira, 2022) e a outra cen- tra-se no estudo do perfil de consumo de plantas aromáticas e medicinais bioló- gicas (Mendes, 2022). Foi identificada uma conclu- são semelhante em ambos os trabalhos: a principal razão apontada para o consumo destes produtos biológicos são os benefícios para a saúde. Os auto- res Apaolaza et al. (2018) também concluíram que a escolha de alimentos biológicos está fortemente ligada a preocupações com a saúde, pelo que faz todo o sentido promover o consumo de alimentos bio- lógicos alegando razões de saúde. A necessidade e a oportunidade que existem de se aumentar a literacia sobre os produtos biológicos de forma a promover um maior consumo informado por parte da população, foi também um aspeto comum salientado nestes dois trabalhos académicos. Ainda em 2022, foi apresentada na ESAC, uma dis- sertação do Mestrado em AB (Duarte, 2022) com o objetivo de apresentar uma visão setorial da AB em Portugal, dividida em três componentes: 1) elabora- ção de artigos de divulgação com base em disser- tações de mestrado em AB da ESAC; 2) realização de entrevistas a antigos alunos do MAB da ESAC e 3) realização de um inquérito on-line a empresas e associações nacionais ligadas à AB. De uma forma abrangente, pode-se destacar que no seu todo este trabalho permitiu reafirmar a importância de se pro- mover a reflexão acerca da AB, de forma a contribuir para o progresso do setor, desde a produção até à comunicação ao consumidor. 3.3. Disseminação Para a transição agroecológica, é necessário que conheçamos os fatores potenciadores e os fatores limitantes, as oportunidades e ameaças do Modo de Produção Biológico e que sejamos capazes de incluir todos os elementos da cadeia de valor na discussão sobre o modo de cultivar, distri- buir, transformar e vender. Para isso, é necessário que o conhecimento existente (e.g. académico, prático, etc.) seja partilhado entre os atores da cadeia de valor, numquadro de relações pessoais de confiança. No âmbito dos projetos de investigação europeus em que a ESAC tem participado, tais como o SOLI- BAM FP7, o DIVERSIFOOD e o LIVESEED H2020, muita informação de divulgação em agricultura biológica tem sido produzida. Sítios como o Organic-Farmknowle- dge.org ou o Organic e-prints representam também fon- tes muito importantes na consulta de informação produzida em agricultura biológica. Em paralelo com o que alguns projetos europeus tiveram a capacidade de fazer, através da organização de dias de campo e reuniões com os agricultores, o projeto Divulgar BIO (PDR2020) construiu manuais que pretendem facilitar o processo de conversão das explorações hortofrutícolas para a AB. A elaboração e validação da adequação dos manuais teve a participação ativa dos agricultores, os quais tiveram a oportunidade … é necessário que o conhecimento existente (e.g. académico, prático, etc.) seja partilhado entre os atores da cadeia de valor, num quadro de relações pessoais de confiança. A elaboração e validação da adequação dos manuais teve a participação ativa dos agricultores, os quais tiveram a oportunidade de transmitir as suas perspetivas.
RkJQdWJsaXNoZXIy NDU0OTkw