Decorre durante os dias 27 e 28 de março em Madrid, a Conferência de alto nível - Construyendo la PAC del futuro - organizada pelo Ministério da Agricultura, Pescas, Alimentação e Meio Ambiente de Espanha.
Tem por objetivo debater o futuro da política agrícola comum pós 2020 e a posição de Espanha nas negociações, no seguimento da consulta pública que a Comissão Europeia lançou sobre o futuro desta política.
O fórum foi inaugurado pela Ministra da Agricultura de Espanha, Isabel Garcia Tejerina; o Comissário Europeu da Agricultura e Desenvolvimento Rural, Phil Hogan e a VicePresidente da Comissão de Agricultura e Desenvolvimento Rural do Parlamento Europeu, Clara Aguilera.
Foram convidados a participar no painel "Una PAC para a Europa", os responsáveis da política agrária de Portugal, França e Países Baixos. O Diretor-Geral do GPP, Eduardo Diniz, representou Portugal, tendo efetuado uma intervenção centrada na análise do contexto atual económico e político da UE e nos princípios estratégicos da PAC pós 2020, com enfoque na posição de Portugal já exposta no documento estratégico apresentado no Conselho de Ministros de Agricultura da UE a 6 de março.
A Conferência conta com a participação dos conselheiros da agricultura e comunidades autónomas, deputados das Comissões de Agricultura do Parlamento Europeu e do Congresso e Senado Espanhol e representantes do setor agrário, florestal e do meio ambiente.